5 passos para não errar no planejamento dos estudos

por Carla Cruz

Uma rotina de estudos adequada para o seu perfil, disponibilidade e necessidades é o primeiro passo para alcançar a sonhada aprovação no ENEM, vestibulares, concursos afins. Como tudo na vida, planejamento é a chave do sucesso! Tem quem vá estudando conforme as disciplinas se desenvolvem na escola ou cursinho preparatório. Outros fazem carreira solo, e preferem priorizar conteúdos nos quais têm mais dificuldade. Há ainda aqueles que não têm muito tempo e focam nas revisões e treinos em simulados.


A verdade é que, independente do critério escolhido, o mais importante sempre é compreender, otimizar e aproveitar o melhor da sua rotina. E, claro, ser flexível e estar preparado para imprevistos. É aquela velha história de ser gentil consigo, lembra? ;)


Confira abaixo 5 passos para não errar no planejamento dos estudos:


1- Organize sua rotina

Separe um local de estudos confortável, iluminado e tranquilo; defina horários e programe pausas; prepare os materiais de apoio de que vai precisar e utilize ferramentas de organização.


2- Defina objetivos e metas claras

Ter objetivos bem definidos e metas claras é uma excelente forma de se manter motivado. Tenha em mente onde quer chegar e trace marcos a serem alcançados ao longo do trajeto. Seja realista, estabeleça prioridades e, assim, evitará se frustrar quando não conseguir atingir alguma meta.

3- Monte um cronograma de disciplinas
Chegou a hora de listar todas as disciplinas que serão cobradas em suas provas, checar o volume de conteúdo e estruturar os seus estudos. Uma dica é ir variando os assuntos, plataformas e tornar a rotina mais dinâmica e menos enfadonha. Tente intercalar disciplinas nas quais você tem mais facilidade com aquelas que exigem um esforço maior.

4- Planeje revisões e simulados
Revisar e testar seus conhecimentos são tão importantes quanto aquela leitura atenta e analítica. Não basta compreender o assunto. É necessário entender como ele é cobrado nas provas. Para isso, recorra a exames anteriores e faça simulados. Existem técnicas específicas de revisão que vão te ajudar a fixar o conteúdo e apreender novas informações. Encontre uma que se adapte a sua rotina e manda ver! o/


5- Considere imprevistos e seja flexível

No post anterior, falamos um pouquinho sobre a importância de saber encarar imprevistos e mudança de planos. Além de evitar frustrações que podem te desmotivar, estar preparado para recalcular metas e prazos vai te fazer encontrar soluções de forma mais rápida e eficiente.


Dica extra: nossos planos diários podem ser excelentes aliados na sua rotina! :)


Compactos e portáteis, foram pensados para te acompanhar na correria do dia a dia e te ajudar a organizar atividades e tarefas, sem as distrações e gatilhos que celulares, tablets e outros aparelhos eletrônicos podem representar nos momentos em que mais precisa de foco. 


Clica aqui pra conhecer mais e bons estudos!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados